domingo, 20 de julho de 2025

 M.E.L. renova diretoria; 

defesa do meio-ambiente

Por Clarício de Araújo/Fotos: Laura J.M.Costa






                                                                 Esmeralda e João Paulo

O M.E.L. (Movimento Ecológico do Litoral), fundado em maio de 1988 em Paranaguá, realizou na tarde de ontem sua reunião mensal, oportunidade em que foi renovada a sua diretoria, uma vez que houve a troca de cargos por parte de alguns membros que já vinham fazendo parte da gestão anterior e outros foram integrados à nova direção. Até então a entidade vinha sendo dirigida por Maria Esmeralda da Silva Quadros, além de vários integrantes fundadores.

Os novos dirigentes da instituição ambientalista ficou composta por João Paulo Queiroz, presidente; Maria Esmeralda da Silva Quadros, vice-presidente; Leila dos Santos Hassan Nascimento, 1.ª secretária; Clarício de Araújo Cardoso, 2.º secretário; Matsuko Mori Barbosa, 1.ª tesoureira; Camila Valentim Schereder, 2.ª tesoureira. Conselho Fiscal – Efetivos: Pedro Guimarães Rodrigues, Suzana da Silva Quadros Capriles e Jhonatan Hallan Jacomel Rocha; Suplentes: Laura Jesus de Moura e Costa, Sara Caroline Alves e Rodolfo Norberto Pereira; assessor jurídico Dr. Manoel Valdemar Barbosa.

A entidade conta com longa lista de atividades voltadas para a defesa do meio-ambiente, com participação efetiva em várias situações que poderiam pôr em risco a vida da população local. Entre elas, o vazamento de óleo em uma empresa que opera na região portuária e no combate à poluição de gases emanados por indústria de fertilizante na região da Vila Guarani.

O M.E.L. está se inteirando sobre um possível vazamento de gás que ocorreu recentemente na cidade, onde várias pessoas acabaram passando mal em diversas regiões próximas a tanques e operadoras de produtos inflamáveis. Vários depoimentos de pessoas afetadas pelo cheiro de gás foram postados nas redes sociais. Os dirigentes da ONG informaram que irão se pronunciar sobre este fato após averiguações do ocorrido junto às empresas que atuam na área portuária.

 

sábado, 19 de julho de 2025


 

Paranaguá, 377 anos de histórias e tradições; Cidade-Mãe do Paraná

Por Clarício de Araújo








 









Neste 29 de julho, Paranaguá, o “Berço da Civilização do Paraná”, a “Princesinha do Itiberê”, completa 377 anos de fundação. São mais de três séculos de muitas histórias e tradições, iniciadas com a chegada dos colonizadores portugueses que aqui se instalaram para povoar este pedaço de chão, o qual denominaram “Vila de Nossa Senhora do Rosário de Paranaguá”, cujo nome “Paranaguá”, adaptaram da denominação oriunda dos habitantes naturais, os indígenas da tribo Carijó (família Tupi-Guarani), que chamavam o recôncavo litorâneo de “Pernagoa”, traduzido, significa “Grande Mar Redondo”.  Portanto, uma alusão à nossa baía.

O então povoado foi aos poucos se desenvolvendo e as primeiras edificações se espalharam a partir da margem direita do rio Itiberê, também adaptado da língua Tupi, chamado Taquaré, rio das Taquaras; os primeiros templos religiosos foram construídos nas proximidades, começando pela igreja dedicada àquela que seria então a padroeira da Vila, a Virgem do Rosário. Com os colonizadores e forasteiros vieram o Fandango e o prato típico, o Barreado, além das construções características lusitanas que contemplam a riqueza do nosso patrimônio arquitetônico e histórico.

Mas Paranaguá também guarda muitas belezas naturais em seus arredores. Partindo da Rua da Praia, se tem um vasto cenário emoldurado pela Serra do Mar; o próprio Itiberê é motivo de encanto com os seus coqueirais em noites enluaradas; a Cotinga é a fortificação natural da cidade; ilhas e comunidades marítimas são fontes de riquezas infindas de culinária a base de frutos do mar, de lendas e de artes caiçaras; rios que circundam o município encerram paisagens estonteantes, como pinturas do grande artista do universo, presenteando os filhos do “Berço amado”. Aqui também nos orgulham os grandes nomes da cultura. No passado, iniciando por Fernando Amaro de Miranda, Júlia da Costa, Nestor Victor, Leôncio Corrêa, Iria Corrêa, José Itiberê de Lima, entre outros e mais recente, Anita Vernalha, Ilio Grego Venet, Oziel Prado Tavares, Aníbal Ribeiro Filho, Alceu Maron, Regina Vernalha de Pinho, Rafael Silva, Emir Roth, Darci Régis, Dimanche Kosloski, Maria Helena Mendes Nízio, Yara Mendes Hammeler, Terezinha Hamud, Manoel Viana, Futin Buffara Antunes, Ivone Elias Marques, Dayse Barbosa Budant, Nelson Barbosa, José de Mello, Anita Ribeiro Fontes, Swami Vivekananda, Caetano Gomes Corrêa, Waldomiro Ferreira de Freitas e mais uma plêiade de homens e mulheres que contribuíram nas artes literárias da Cidade-Mãe do Paraná.

19/07/2025

quinta-feira, 17 de julho de 2025

 

Gratidão

Clarício de Araújo

Hoje louvo a Deus por mais um ano de vida. Mais um ano desfrutando das maravilhas que o Senhor me proporciona para eu poder servi-lo e amá-lo com todas as minhas forças e assim ser feliz, viver em sua paz e no seu deleite.

São anos em que sempre procurei caminhar em suas veredas, embora tenha adentrado atalhos obscuros, porém as suas mãos poderosas me tiraram das armadilhas que e o mundo me ofereciam.

Sou grato pela sua grandiosa bondade e continuo sendo guiado por sua luz que nunca se apaga; luz que se irradia e me faz continuar a jornada, embora hajam tropeços no trajeto. Os empecilhos eu desvio com a graça do Senhor e assim vou em frente.

Hoje e sempre Deus é o meu objetivo e o céu o meu destino que nada e ninguém me fará desistir; as provações e as ciladas me rondarão, mas a força do Alto ainda prevalecerá até que eu possa completar a caminhada. 

Obrigado Senhor, pelos meus 71 anos de vida!

17/07/2025

domingo, 13 de julho de 2025

 

Os Velhos Tempos só

na Lembrança

Clarício de Araújo

Parece que foi ontem que eu pisei na terra da Ilha dos Valadares, mas lá se vão 65 anos. Cheguei aqui em um tempo inóspito. Hoje a ilha está transformada, quase irreconhecível dos tempos dantanhos, mas, sempre acolhedora. Me vi menino, correndo pelos caminhos que cortavam o seu território; as noites de breu, amedrontavam, pois “havia” fantasmas, bruxas voando, cavalo sem cabeça, saci-pererê...; atravessar o rio para alcançar a cidade era uma aventura, pois deste lado da cidade até o centro, levava-se muito tempo, enfrentando a correnteza, ora a favor, ora contra, sem contar que a distância era maior. 

Aqui vivenciei bons momentos ao lado de vários companheiros e familiares; nos bancos escolares do antigo Grupo Escolar aprendi as primeiras letras do alfabeto. Me envolvi nas atividades religiosas na denominação católica, além de integrar os quadros de três entidades associativas.  Aqui dei os primeiros passos para o jornalismo, ainda que fossem tímidos, mas já anunciando o desejo de integrar o mundo das comunicações.  E agora nos meus 71 anos de vida e 65 anos na ilha, ainda me sinto disposto a continuar dando um pouco de mim para a sua evolução.

Hoje os velhos caminhos ganharam espaços, viraram ruas com os mesmos traçados, por onde se passa com os pés limpos e secos. Chegar ao centro de Paranaguá, mesmo a pé, é apenas questão de minutos; não há mais preocupação com horários para retornar à ilha pois se tem acesso fácil aos meios de transportes. Aqueles tempos torturantes de espera para se chegar ao território insular, ou vice-e-versa já é coisa do passado. Agora a ilha tem ares de cidade, com movimento intenso de veículos e pessoas, além de um comércio variado; os velhos tempos, só na lembrança...

 

terça-feira, 8 de julho de 2025

 

 

Professor Jozelito é eleito presidente do PT de Paranaguá; ele recebeu 51% dos votos válidos

 

Clarício de Araújo/Folha da Ilha





Em eleição realizada domingo 6/7 em todo o Brasil, o Partido dos Trabalhadores (PT) escolheu os novos mandatários da agremiação partidária em nível nacional, estadual e municipal. O pleito iniciado às 9 horas e encerrado às 17 horas serviu para renovar os diretórios em todos os estados e municípios, além da direção central.

Em Paranaguá, concorreram à presidência do Diretório, Paulo Barbosa, 29 votos; Guilherme de Campos, 49 votos; Sukita, 4 votos e Professor Jozelito, 87    votos, sendo vencedor com 51% dos votos válidos num total de 174 eleitores que compareceram à sede do Sindicato dos Petroleiros para eleger o novo dirigente petista na cidade; votos nulos: 4; votos em branco: 1. Total de votos válidos: 169.

             

CHAPAS

Também foram escolhidas as respectivas chapas, que obtiveram as seguintes votações: Chapa "Operação Resgate", (Paulo Barbosa) 23 votos; Chapa "Nova Maré - Coragem de quem Sonha e Luta", (Guilherme Campos) 47 votos; Chapa "Unidade na Luta com Lula", (Professor Jozelito) 79 votos e Chapa "Reconstruindo um PT Unido de Luta e Coragem", (Sukita) 44 votos.

 

2.º TURNO

Em nível estadual, o deputado federal Zeca Dirceu, que concorreu à presidência do PT, recebeu 7616 votos, sendo 72 votos em Paranaguá.  Zeca Dirceu vai disputar o 2.º turno no próximo dia 27 com o deputado estadual Arilson Chiorato que obteve 7190 votos (em Paranaguá, 47 votos).


  Ilha mais habitada do Paraná tem estrutura de cidade Por Clarício de Araújo Localizada na área urbana de Paranaguá, no litoral do Esta...